Não é novidade para ninguém que investir em mídia paga ajuda no crescimento dos resultados no marketing digital. O que poucas pessoas sabem é que por trás de apertar botões e gastar o dinheiro nas plataformas de mídia, é necessário conhecimento, técnica e estratégia para alavancar os resultados de forma expressiva.
A Varella Motos é uma loja física e virtual, Revenda Oficial Moto Premium Pirelli e Metzeler, fundada no ano de 2002 na cidade de Piracicaba por uma família apaixonada por moto. A loja virtual conta com um time especializado que está sempre a disposição dos clientes para tirar dúvidas, auxiliá-los na compra, ajudando-os a realizar o melhor negócio sempre com produtos de qualidade.
O início do projeto de marketing digital com a Varella
Iniciamos os trabalhos no mês de setembro do ano de 2019 quando a empresa nos procurou para otimizar os resultados da empresa nas mídias digitais. O trabalho era realizado internamente pela equipe.
O digital da empresa se baseava em 2 pilares fundamentais, sendo eles o Instagram e a rede de pesquisa do Google. Trabalhavam com frequência a geração de conteúdos para o Instagram da empresa e anunciavam todos os meses na rede de pesquisa do Google, o que trazia um resultado positivo mas não 100% satisfatório. O principal objetivo da Varella Motos era otimizar o seu orçamento utilizado em mídia paga para obter melhores resultados.
Como a Inout fez a diferença no Marketing Digital?
O planejamento estratégico foi fundamental para entender o atual cenário da marca e seus objetivos. Iniciamos um estudo aprofundado sobre os resultados obtidos no ano de 2018/19 e quais haviam sido os gargalos que impediram a Varella Motos de conquistar resultados mais expressivos e nos deparamos com alguns pontos que gostaríamos de compartilhar com vocês, confira abaixo.
Geração de conteúdo em Blog com foco em SEO
O SEO (search engine optimization) é fundamental para quem quer ganhar relevância nos buscadores online (Google, Bing, Yahoo e etc…). Quem aí já fez uma busca em algum desses lugares para tirar alguma dúvida, pesquisar um produto ou até mesmo realizar uma compra em uma loja virtual? A primeira estratégia que buscamos adotar foi a produção constante de conteúdos relevantes para os usuários no Blog da Varella. Através do planejamento das palavras-chaves com maior volume de buscas conseguimos aumentar o tráfego orgânico no site e aumentar o faturamento orgânico da loja através de buscas orgânicas no Google com uma receita de R$ 2.194.863,73 contra R$ 1.429.161,44 no mesmo período entre 2018/19.
Otimização das campanhas no Google Ads
As campanhas do Google Ads eram feitas na rede de pesquisa do Google com anúncios em texto que pouco exploravam as características e preço dos produtos. Ao iniciarmos o projeto optamos por criar uma conta no Merchant Center do Google para anunciar os produtos no Google Shopping, em busca de uma melhora nas taxas de conversão, taxas de clique e faturamento da loja.
Utilizamos a mesma verba utilizada pela empresa no ano de 2018/19 mas criamos as campanhas no Shopping, e o resultado foi impressionante. O faturamento proveniente de campanhas de mídia paga (Google Ads) saltou de R$ 150.146,00 para R$ 383.837,00 utilizando os mesmos R$ 15.000,00 de mídia paga, um retorno sobre o investimento fora da curva!
Campanhas pontuais de e-mail marketing para a base de contatos
Para quem ainda duvida do poder do e-mail marketing, dá uma olhada nos resultados gerados com as nossas campanhas. No ano de 2019/20 a loja faturou nada mais nada menos que R$ 18.770,00 apenas com campanhas de e-mail marketing, um resultado expressivo que não teria sido alcançado sem essa poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.
Geração de conteúdo através das redes sociais
Ao longo dos 12 meses de trabalho, continuamos a geração de conteúdos nas redes sociais, agora com mais frequência e constância. Criamos peças promocionais, peças com foco em engajamento com o público e peças institucionais, todas elas com qualidade, personalização e padrão de identidade visual. O foco constante nas redes sociais resultou no aumento do faturamento proveniente de redes sociais com um salto de R$ 48.189,00 para R$ 65.743,41.
O resumo da estratégia de marketing digital para a Varella Motos
Aumento em 91% no tráfego da loja virtual, 71% na receita da loja, 1,7% na taxa de conversão. Toda a estratégia foi pautada em unificar os canais de marketing digital, mantendo uma constante otimização dos resultados, com análises semanais dos resultados com possíveis mudanças e alterações em busca de melhorias constantes nos resultados.
Como toda estratégia, um bom planejamento faz toda a diferença, e com a Varella Motos não foi diferente. Estudamos minuciosamente todo o processo do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra. Estudamos todas as suas motivações, seus desejos e suas dúvidas, a fim de entregar a melhor solução para os usuários da loja virtual. O resultado não poderia ser diferente.
Agora que você já sabe como a Varella Motos conquistou esse resultado incrível na sua loja virtual aplicando o marketing digital, está esperando o que para conquistar esses resultados incríveis? Entre em contato conosco hoje e descubra como podemos te ajudar. Para falar com um de nossos especialistas basta clicar no link do WhatsApp.