Índice
Não é novidade para ninguém que investir em mídia paga ajuda no crescimento dos resultados no marketing digital. O que poucas pessoas sabem é que por trás de apertar botões e gastar o dinheiro nas plataformas de mídia, é necessário conhecimento, técnica e estratégia para alavancar os resultados de forma expressiva.
A Varella Motos é uma loja física e virtual, Revenda Oficial Moto Premium Pirelli e Metzeler, fundada no ano de 2002 na cidade de Piracicaba por uma família apaixonada por moto. A loja virtual conta com um time especializado que está sempre a disposição dos clientes para tirar dúvidas, auxiliá-los na compra, ajudando-os a realizar o melhor negócio sempre com produtos de qualidade.
O início do projeto de marketing digital com a Varella
Iniciamos os trabalhos no mês de setembro do ano de 2019 quando a empresa nos procurou para otimizar os resultados da empresa nas mídias digitais. O trabalho era realizado internamente pela equipe.
O digital da empresa se baseava em 2 pilares fundamentais, sendo eles o Instagram e a rede de pesquisa do Google.
Trabalhavam com frequência a geração de conteúdos para o Instagram da empresa e anunciavam todos os meses na rede de pesquisa do Google, o que trazia um resultado positivo mas não 100% satisfatório.
O principal objetivo da Varella Motos era otimizar o seu orçamento utilizado em mídia paga para obter melhores resultados.
Como a Inout fez a diferença no Marketing Digital?
O planejamento estratégico foi fundamental para entender o atual cenário da marca e seus objetivos.
Iniciamos um estudo aprofundado sobre os resultados obtidos no ano de 2018/19 e quais haviam sido os gargalos que impediram a Varella Motos de conquistar resultados mais expressivos e nos deparamos com alguns pontos que gostaríamos de compartilhar com vocês, confira abaixo.
Geração de conteúdo em Blog com foco em SEO
O SEO (search engine optimization) é fundamental para quem quer ganhar relevância nos buscadores online (Google, Bing, Yahoo e etc…). Quem aí já fez uma busca em algum desses lugares para tirar alguma dúvida, pesquisar um produto ou até mesmo realizar uma compra em uma loja virtual?
A primeira estratégia que buscamos adotar foi a produção constante de conteúdos relevantes para os usuários no Blog da Varella, e graças a essa estratégia posicionamos o site da Varella Motos na primeira página do Google para diversas palavras-chave relevantes para a persona da marca.
Através do planejamento das palavras-chaves com maior volume de buscas conseguimos aumentar consideravelmente o tráfego no site e aumentar o faturamento da loja através de buscas orgânicas no Google em 54%, com uma receita de R$2.194.863,73 contra R$1.429.161,44 no mesmo período do ano anterior.
Otimização das campanhas no Google Ads
As campanhas do Google Ads eram feitas na rede de pesquisa do Google com anúncios em texto que pouco exploravam as características e preço dos produtos. Ao iniciarmos o projeto optamos por criar uma conta no Merchant Center do Google para anunciar os produtos no Google Shopping, em busca de uma melhora nas taxas de conversão, taxas de clique e faturamento da loja.
Utilizamos a mesma verba utilizada pela empresa no ano de 2018/19 mas criamos as campanhas no Shopping, e o resultado foi impressionante.
O faturamento proveniente de campanhas de mídia paga (Google Ads) saltou de R$ 150.146,00 para R$ 383.837,00 utilizando os mesmos R$ 15.000,00 de mídia paga, um retorno sobre o investimento fora da curva!
Campanhas pontuais de e-mail marketing para a base de contatos
Para quem ainda duvida do poder do e-mail marketing, dá uma olhada nos resultados gerados com as nossas campanhas. No ano de 2019/20 a loja faturou nada mais nada menos que R$ 18.770,00 apenas com campanhas de e-mail marketing, um resultado expressivo que não teria sido alcançado sem essa poderosa ferramenta de relacionamento com o cliente.
Geração de conteúdo através das redes sociais
Ao longo dos 12 meses de trabalho, continuamos a geração de conteúdos nas redes sociais, agora com mais frequência e constância. Criamos peças promocionais, peças com foco em engajamento com o público e peças institucionais, todas elas com qualidade, personalização e padrão de identidade visual. O foco constante nas redes sociais resultou no aumento do faturamento proveniente de redes sociais com um salto de R$ 48.189,00 para R$ 65.743,41.
O resumo da estratégia de marketing digital para a Varella Motos
Aumento em 91% no tráfego da loja virtual, 71% na receita da loja, 1,7% na taxa de conversão. Toda a estratégia foi pautada em unificar os canais de marketing digital, mantendo uma constante otimização dos resultados, com análises semanais dos resultados com possíveis mudanças e alterações em busca de melhorias constantes nos resultados.
Como toda estratégia, um bom planejamento faz toda a diferença, e com a Varella Motos não foi diferente. Estudamos minuciosamente todo o processo do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra. Estudamos todas as suas motivações, seus desejos e suas dúvidas, a fim de entregar a melhor solução para os usuários da loja virtual. O resultado não poderia ser diferente.
Agora que você já sabe como a Varella Motos conquistou esse resultado incrível na sua loja virtual aplicando o marketing digital, está esperando o que para conquistar esses resultados incríveis? Entre em contato conosco hoje e descubra como podemos te ajudar.