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Depois que o novo Corona Vírus (Covid-19) começou a infectar a população da China, rapidamente se espalhou para outros países. Atualmente a doença é considerada Pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde) após alcançar a incrível marca de contaminação em 114 países do globo, atingindo mais de 118 mil pessoas. A velocidade com que o vírus se espalha é algo assustador que chega impressionar até mesmo físicos e cientistas.
Desde sempre a sociedade esteve rodeada de situações que se espalharam ao redor do mundo em pouquíssimo tempo, uma notícia, uma piada, uma música ou até mesmo um vírus. Quando um indivíduo emite uma informação para seus contatos e essa informação é capaz de estimular cada um que a recebeu a compartilhá-la com sua própria rede, temos uma propagação viral.
Neste post você irá compreender de forma clara qual a relação entre o novo Corona Vírus e o Marketing Viral e como essa estratégia pode ajudar a alavancar a visibilidade do seu negócio.
Definição do Marketing Viral
Quem faz uso das redes sociais com certeza já se deparou com conteúdos que se alastraram de forma extremamente rápida, sejam eles em formato de, posts, vídeos, páginas de venda, quiz ou até mesmo os famosos “memes”.
Podemos definir o marketing viral como: estratégia de comunicação capaz de disseminar informações de forma rápida, exponencial e eficaz; atingindo um público-alvo e gerando engajamento com o mesmo. Uma estratégia de custos menores que as demais ações de marketing.
Como criar uma estratégia de Marketing Viral?
Pode acreditar que essas coisas não acontecem por acaso. Somente um planejamento bem pensado e estruturado é capaz de gerar conteúdos capazes de criar um elo de interação com o público-alvo de uma marca. Para criar uma ação eficiente é necessário estar atento a alguns pontos indispensáveis.
Resolva o problema da audiência:
Para viralizar um determinado produto/serviço, não basta apenas criar algo visualmente bonito, a sua comunicação deve ir de encontro aquilo que o usuário está buscando naquele momento. O segredo de empresas que crescem exponencialmente está na capacidade em sarar as dores de determinado público.
Crie algo simples, objetivo e fácil de repassar:
Quanto mais simples for a sua mensagem, mais rápida ela será transmitida e mais facilmente será absorvida. As pessoas se simpatizam por temas mais objetivos e simples. Não se preocupe em fazer algo grandioso nesse momento, mantenha sua cabeça ocupada em criar algo que gere valor para a audiência.
Humor é sempre bem-vindo:
Procure colocar humor nas estratégias, conteúdos cômicos tendem a gerar mais visualizações e engajamento com o público. Aproveite situações engraçadas para gerar um elo de empatia.
Aproveite o momento para criar:
Procure utilizar temas/assuntos do momento para embasar sua estratégia. Assuntos em alta tendem a gerar mais compartilhamento nas redes sociais. Um caso claro são os artigos relacionados ao próprio Corona Vírus (Covid-19), diversos portais de notícias compartilham notícias a respeito do tema a todo momento.
Nem sempre os pontos acima devem ser considerados na mesma estratégia, cada campanha publicitária visa atingir um objetivo, o que significa que nem todos os conteúdos necessariamente precisam conter humor ou precisam estar relacionados a um tema do momento. Essas são apenas dicas que ajudam o seu conteúdo se tornar viral.
Cases de marketing viral que conquistaram a atenção das pessoas
Separamos alguns cases de sucesso, com marcas que conseguiram conquistar a atenção das pessoas.
1 – Happiness Machine:
Uma máquina de venda automática da Coca-Cola é transformada em uma máquina de felicidade, oferecendo “doses” de felicidade.
Neste case, a Coca-Cola instalou uma máquina no meio de um Campus universitário e resolveu gravar a reação das pessoas. Um sucesso de engajamento nas redes sociais, com um resultado de mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.
2 – Retratos Real da Beleza:
“Dove assumiu o compromisso de incentivar uma auto-estima positiva e inspirar mulheres e meninas a atingir seu potencial máximo. Por isso, realizamos uma experiência que comprova algo muito importante: Você é mais bonita do que pensa.”
Neste case a marca procurou resolver um problema claro em relação a auto-estima. As mulheres são as principais críticas em relação à sua própria beleza. Na verdade, apenas 4% da população feminina mundial se considera bonita. Para resolver esse problema a Dove criou uma campanha sensacional que gerou um impacto grandioso nas mídias, acumulando mais de 2 milhões de visualizações.
O que faz as pessoas tornarem um conteúdo viral?
Entender a motivação que está por trás de um compartilhamento é fundamental para desenvolver o apelo da sua campanha. O resultado de um viral não está baseado apenas nos likes, está totalmente ligado a sentimentos emocionais, informações ou até mesmo entretenimento.
Por que você deve utilizar o marketing viral no seu negócio?
A resposta para essa pergunta é mais simples do que parece. Viralizar a sua marca/negócio ajuda na exposição do seu produto/serviço. Uma vez que o seu conteúdo ganhou a atenção das pessoas é só uma questão de tempo até isso ganhar grandes proporções e impactar dezenas, centenas e até milhares de pessoas, assim como um vírus que se espalha rapidamente de forma exponencial, mas de forma positiva.
Nem todas as campanhas irão viralizar, mas buscar por conteúdos que tem propensões a gerar impacto e engajamento no público-alvo trarão maiores resultados para suas estratégias de marketing.
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