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Atualmente, possuir uma loja virtual de sucesso é o sonho da maioria dos empreendedores. Existem muitas razões para essa opinião estar ganhando cada vez mais espaço, a principal delas é fazer parte de um mercado que já fatura bilhões e ainda está em constante expansão. Mas não saber como montar um e-commerce do zero é uma barreira que faz muita gente desistir antes mesmo de começar.
No conteúdo de hoje, iremos mostrar como criar um e-commerce do zero, de forma rápida e fácil. E você irá perceber que não precisa entender profundamente de tecnologia e nem ser um programador ou desenvolvedor de TI.
Com um planejamento organizado e algumas ferramentas para auxiliar, você conseguirá lançar seu negócio virtual com certa facilidade. Fique atento ao passo a passo que iremos trazer ao longo da leitura de como montar um e-commerce de sucesso.
Continue a leitura e confira as sete etapas para o seu negócio ganhar espaço no ambiente virtual.
Sete etapas para você montar um e-commerce de sucesso partindo do zero
Primeira etapa: definir o produto e o público
Essa definição é o pontapé inicial do seu plano de negócios. É impossível criar uma loja virtual sem definir essas duas características.
O produto é o que irá garantir todo o seu retorno financeiro e agregará valor perante ao seu cliente. Mas então, quem é o seu cliente?
Definir as personas que seu negócio abrange irá auxiliar, não apenas na criação e definição das estratégias de marketing, mas no geral do plano de negócios. Desde a determinação das formas de pagamento, controle do estoque, gestão dos produtos que serão oferecidos e dos sistemas de frete e entrega da sua loja virtual.
Essas são as razões que você deve começar por esses dois aspectos ao desenvolver um e-commerce do zero.
Segunda etapa: escolher a plataforma ideal para e-commerce
Antes de escolher e definir qual será a plataforma de e-commerce que será usada pela sua loja virtual, você precisa comprar um domínio para o seu negócio.
Domínio é o nome exclusivo do seu negócio, que é utilizado para localizar e identificar você ou sua empresa na web, é composto por nome do domínio, categoria e código do país e aparece após o www. em sites ou após o @ em e-mails.
É o seu endereço dentro da internet que as pessoas utilizam para acessá-lo e encontrar os seus serviços e produtos, por isso é considerado extremamente fundamental para quem quer ter um e-commerce de sucesso.
O próximo passo é escolher a plataforma ideal. Com o crescimento do comércio virtual, muitos desenvolvedores criaram plataformas de vendas que estão prontas para o empreendedor configurar e cadastrar seus produtos.
Para usufruir das melhores plataformas de e-commerce, basta escolher um dos planos de mensalidade, mas não precisa se assustar com a questão do investimento, existem opções acessíveis para diversos bolsos. Depois disso é só começar a aproveitar todas as funcionalidades e suporte oferecidos.
Na hora de tomar a decisão e escolher uma dessas plataformas, se atente não apenas ao custo, mas também às possibilidades de integração com outros negócios, por exemplo os meios de pagamento (PagSeguro) e os marketplaces (Mercado Livre).
Terceira etapa: configurar as opções de pagamento
Uma das etapas mais importantes na hora de montar um e-commerce do zero é definir todas as configurações relacionadas ao pagamento dos produtos que serão vendidos.
Assim como existe uma variedade de plataformas para criar a estrutura da loja, também é possível contratar um apoio de um processador de pagamento, por exemplo o PagSeguro ou o PayPal.
Essas empresas são responsáveis por garantir uma compra segura, ou seja, receber todos os dados de pagamento do cliente referido, contatar as empresas de cartão de crédito e bancos, processar e confirmar o pagamento ao seu negócio, para, enfim, você liberar o pedido para entrega. Depois disso, o valor pago cai diretamente na sua conta bancária. Tudo isso em pouquíssimo tempo.
Quarta etapa: organizar a sua loja
Depois de tudo isso definido, a próxima etapa para montar um e-commerce do zero é organizar a loja virtual, fique atento ao passo a passo:
1 – Definir o tema do site;
2 – Inserir o logo do seu negócio;
3 – Criar uma página de “Sobre”;
4 – Criar uma sessão de “Contato”;
5 – Destacar as formas disponíveis de pagamento;
6 – Criar uma área para banner em destaque (será útil para divulgar promoções e lançamentos, por exemplo);
7 – Criar categorias e
8 – Por fim, adicionar os seus produtos em sua loja virtual.
Quinta etapa: se atentar ao “Checkout”
No Brasil, a taxa média de abandono do carrinho de compra em sites é de 82%. Um dos principais responsáveis por isso, é ter um checkout complexo, que solicita um excesso de informações e deixa os clientes em dúvida.
Facilite o checkout e peça apenas as informações que são realmente necessárias para realizar a entrega e processar do pagamento. Pois isso afeta diretamente as taxas de conversão de vendas.
Além disso, ofereça uma boa variedade de formas de pagamento e não afaste o cliente possuindo fretes muito altos.
Se um cliente abandonar um carrinho, garanta que a sua equipe responsável irá reativá-lo, através de campanhas de e-mails marketing, SMS ou chatbot estimulando que ele volte e finalize sua compra.
Sexta etapa: focar no marketing da loja virtual
Como você pretende atrair clientes ao montar um e-commerce do zero?
O marketing digital é, com toda certeza, a fonte de novos consumidores para o seu negócio. Por isso, após realizar todas as etapas que listamos no decorrer do texto de hoje, você precisará de um bom planejamento de marketing focado em e-commerce para atrair visitantes para o site e transformá-los em clientes.
Entre as ações de marketing, especializadas em e-commerce, mais comuns estão:
– Utilização de técnicas de SEO;
– Realização de campanhas com anúncios pagos;
– Realização de marketing de conteúdo;
– Frequência e padrão nas redes sociais.
E muitas outras ações que você poderá ir definindo conforme as necessidades forem surgindo.
Sétima e última etapa (mas não menos importante): monitorar os seus resultados
Existem ferramentas de análise que são disponibilizadas atualmente e podem colaborar muito na rotina do seu negócio.
O Google Analytics, por exemplo, reúne informações importantes sobre: taxa de visitantes, páginas visitadas, tempo de visita, cliques e conversão.
Munido com dados de: investimento, publicidade, vendas e o volume de negócios realizados é possível encontrar o valor do retorno sobre investimento dos seus esforços de marketing.
Se você já possui uma loja física, montar um e-commerce é uma oportunidade de manter sua empresa sempre competitiva e ampliar o alcance do seu negócio. Caso contrário, essa é uma ótima oportunidade de ter o seu próprio negócio.
Esperamos que as nossas sete dicas para montar um e-commerce do zero tenha te ajudado a dar o pontapé inicial para o sucesso da sua loja virtual.
Atualmente, como você pôde analisar, existem diversas maneiras de criar um e-commerce sem precisar investir muito tempo ou dinheiro. As possibilidades são completamente variadas, mas todas tornam seu negócio mais dinâmico, lucrativo e seguro.
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