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Atualmente, as mídias sociais são grandes facilitadoras das conexões entre pessoas, grupos e organizações que possuem interesses semelhantes e compartilham dos mesmos valores. Esse conceito foi ampliado com a chegada da internet e criação de novas redes que fomentam a interação, como: Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.
Nos dias de hoje, quase 4 bilhões de pessoas, espalhadas por todo o planeta, estão conectadas ao mundo virtual, na maioria das vezes, essa conexão está na palma de nossas mãos. A supremacia do ambiente online e sua influência no nosso dia a dia é extremamente poderosa, principalmente com o marketing e transformação (tão rápida) digital tão presentes.
Tendo conhecimento da magnitude de usuários da internet, cabe espaço para a pergunta: qual a razão para que todas essas pessoas estejam online e conectadas a tecnologia?
Óbvio que cada um possui uma resposta, mas é bem provável que a maioria responda: as mídias sociais.
Pois, existem atualmente cerca de 3 bilhões de usuários ativos em redes sociais. Além disso, esse número não para de crescer, com o surgimento de novas plataformas e a dinâmica de melhorias constantes que todas oferecem.
Se existe um leque imenso de pessoas que utilizam massivamente as mídias sociais para se comunicar e se expressar, nada mais justo que as empresas e usuários saibam cada detalhe sobre elas, não é mesmo?
O conteúdo de hoje foi feito com esse objetivo, te ajudar a conhecer tudo sobre as mídias sociais. Está preparado para descobrir todos os detalhes desse universo e as suas influências dentro do marketing digital? É só embarcar nessa leitura…
Mídias sociais ou Redes sociais?
Provavelmente, você também já teve alguma dúvida entre esses dois termos: mídias sociais e redes sociais. É importante salientar que não são a mesma coisa, e para sanar de vez essa confusão, iremos diferenciá-los agora mesmo, se liga:
Redes sociais são os grupos de conexões e relacionamentos que estabelecemos com outros usuários. Já as mídias sociais são as plataformas que possibilitam e garantem esse acontecimento.
Ambas servem como plataformas para que criemos vínculos e mantenhamos nossas redes de relacionamento, porém as redes sociais apresentam isso como principal característica e estão inseridas no que classificamos como mídias sociais.
Estas, por sua vez, são plataformas de compartilhamento em massa de conteúdo e transmissão de informações. Blogs, sites e até mesmo o Youtube são exemplos de mídias sociais.
Em resumo: as redes sociais são uma categoria dentro da definição de mídias sociais, onde podemos interagir com diversas pessoas que conhecemos, individual ou coletivamente, e estamos expostos, a todo momento, a uma imensidão de conteúdo.
Mais especificamente: o que são redes sociais?
De antemão já podemos dizer que redes sociais significam, simplesmente, um grupo de pessoas se relacionando entre si, através de uma plataforma digital.
Vamos representar com alguns exemplos do seu dia a dia para visualizar com maior precisão: pense em cada grupo de amigos que você possui, o da faculdade, do trabalho e da família. Cada um deles é considerado uma rede social que faz parte da sua vida.
Parece pouca coisa, perto da grandiosidade e alcance que as plataformas possuem atualmente, não é mesmo? Porém, essa premissa continua presente dentro das mídias sociais que utilizamos todos os dias.
Afinal, a principal função de uma rede social é aproximar as pessoas dentro do mundo virtual, seja para a construção de novas conexões sociais ou apenas para manter e fortalecer as já existentes.
Não dá para negar o sucesso das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp. Dificilmente conseguimos imaginar nossas interações sociais sem a presença de pelo menos uma delas. Esse pensamento reflete muito bem a força que essas plataformas exercem no nosso dia a dia e como tomam conta do mundo que conhecemos atualmente.
Qual a história das redes sociais? Confira a linha do tempo das mídias sociais
O ser humano tem uma necessidade básica: a comunicação. Desse modo, as redes sociais existem a muito tempo, inclusive no ambiente online.
Confira abaixo a linha do tempo das mídias sociais:
1997: surgimento do Six Degress;
1999: nascimento do programa de mensagens instantâneas, o MSN;
2002: Friendster é criado;
2003: MySpace chega ao mercado;
2003: a maior rede social profissional do mundo é desenvolvida, LinkedIn;
2004: Orkut surge no mercado com um mix de entretenimento;
2004: Facebook é criado somente para os estudantes de Harvard;
2005: MySpace é vendido;
2005: Youtube, a maior plataforma de vídeos, é criada;
2006: Facebook inicia oficialmente suas operações de forma massiva;
2006: é criado o Twitter;
2009: Youtube ultrapassa 1 bilhão de vídeos visualizados por dia;
2009: WhatsApp aparece no mercado;
2010: criação do Instagram;
2010: lançamento do Pinterest;
2011: Facebook substitui o Orkut como rede social mais utilizada no Brasil;
2011: Facebook compra Instagram;
2011: Snapchat é desenvolvido, inicialmente com o nome Pictaboo;
2013: após o surgimento de novas plataformas e o aperfeiçoamento das ferramentas de mensagens instantâneas das mídias sociais já existentes, o serviço conhecido como MSN foi descontinuado nesse ano;
2014: LinkedIn tem o seu boom no mercado digital;
2015: Snapchat vira febre no mundo todo;
2016: com a criação do Instagram Stories, o concorrente Snapchat passa a despencar;
2016: nascimento do TikTok;
2017: o número de usuários do Twitter deixa de crescer e aumenta o limite de caracteres;
2017: Facebook atinge 2 bilhões de usuários;
2018: WhatsApp já possui mais de 1 bilhão de usuários e então o WhatsApp Business é lançado;
2018: nova função ao Instagram: IGTV;
2018: Facebook revela a chegada da função Marketplace no Brasil;
2018/19: Yahoo Messenger e Google+ dão adeus aos usuários;
2019: nova explosão do TikTok;
2020: lançamento da nova função do Instagram: Reels, para concorrer com o TikTok;
2020: Telegram se populariza.
Com a pandemia e isolamento social, nos anos de 2020 e 2021, a maioria das grandes redes sociais se modernizaram rapidamente e incorporaram novos recursos para garantir cada vez mais usuários, além de trazer entretenimento e ferramentas para aumentar as vendas e incentivar o empreendedorismo.
Quais os principais tipos de mídias sociais?
As mídias sociais possuem diferentes propostas, por isso são tão interessantes. Há opções para todos os gostos dos usuários e todos os segmentos de mercado.
Qualquer empresa pode se posicionar nessas plataformas, se aproximar do público e oferecer conteúdo regularmente sobre seus produtos e serviços, basta investir na rede social correta para seu negócio.
Os principais tipos, atualmente, são: relacionamento, entretenimento, network e de nicho. Entenda um pouco de cada um deles, o foco, as redes que fazem parte e como podem ser explorados. Confira a seguir:
Relacionamento
Esse é, talvez, o modelo mais tradicional e que está sempre presente com o passar das gerações. São aqueles focados em criar um espaço virtual para as pessoas se conectarem, compartilharem experiências do dia a dia e criarem uma rede de amigos. O Facebook é o principal desta categoria.
Entretenimento
São de grande interesse do público, pois todos querem um tempo de descontração e lazer na internet. A mais poderosa nesse quesito é o Youtube, e a cada dia se torna ainda mais completa.
Essas plataformas são focadas na oferta de conteúdo de mídia, como fotos, vídeos, transmissões ao vivo e entre outras possibilidades.
O Instagram é um mix de entretenimento e relacionamento.
Network (relacionamento profissional)
São focadas em criar um ambiente de apresentação, facilitando o network, captação de profissionais e a busca por novas oportunidades de trabalho. O LinkedIn é a principal do segmento.
Para as empresas também é importante estar inserido nesta plataforma, pois ajuda o posicionamento, no ponto de vista corporativo, e as tornam mais atrativas para talentos do mercado e possíveis investidores do setor.
Nicho
De menor porte, com um foco bastante específico em um setor, seja profissional ou social. E somente quem tem interesse pelo determinado assunto possui conta ativa. Por exemplo, o TripAdvisor.
Quais as principais mídias sociais?
As mídias sociais são importantes não só para os usuários e empresas, mas para a sociedade como um todo. Porém, com tantas possibilidades é difícil entender qual o papel e por que estar presente em cada uma delas pode ser fundamental para o seu negócio.
Confira as mídias sociais mais importantes no mundo todo, as mais usadas no Brasil e como aproveitar, em potencial, cada uma delas:
É a maior mídia social do mundo, pois reúne de forma organizada, em um só lugar, tudo o que o usuário precisa. Além de ser uma das maiores formas de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer negócio.
Benefícios desta plataforma: todos os negócios estão presentes, apesar da concorrência, o volume de buscas lá dentro é gigantesco; você possui a oportunidade de entregar um conteúdo relevante e de forma inovadora; é super fácil vender, pois reúne marcas e compradores na maior plataforma online do mundo.
Youtube
É importante para a crescente presença de conteúdos audiovisuais no marketing digital. Essa plataforma permite a disseminação em massa de vídeos, sejam de influenciadores ou empresas.
Benefícios dessa mídia social: potencial audiovisual; conteúdos dinâmicos e diferenciados; possibilidade de monetização dos seus vídeos, a fim de garantir uma grande receita.
Talvez, a mídia social mais popular do nosso país, pois é uma grande facilitadora da comunicação entre as pessoas. Além de ser a maior plataforma de troca de mensagens instantâneas e uma ótima maneira de manter o relacionamento com o seu público.
O principal benefício dessa plataforma é a praticidade e a onipresença em nossas vidas.
Com a chegada do WhatsApp Business, a relação entre consumidor e marca se concretizou e deve começar a atingir níveis profissionais com as novidades que o aplicativo ainda vem trazendo a cada momento.
Uma das mídias sociais com maior crescimento nos últimos anos, considerando as funcionalidades que surgem a cada atualização e o crescente número de adeptos. Como é a maior rede social com foco em conteúdo visual, também apresenta oportunidades para as empresas.
Os usuários podem aproveitar as inúmeras possibilidades de compartilhamento de fotos, seja no feed ou momentos diários no stories, até interagir e comentar nas postagens de amigos e familiares, criando assim uma verdadeira rede social nesta plataforma.
Benefícios desta plataforma: é um poço de oportunidades para expor os produtos e serviços do seu negócio; possui inovações constantes; conteúdo dinâmico e interativo que potencializam os resultados dentro e fora da rede social e geram visibilidade.
TikTok
A rede de vídeos rápidos com fundos musicais lançada em 2016, teve um grande boom a partir da fusão com o aplicativo de músicas (Musical-ly) em 2018.
Hoje, a rede conta com uma ampla gama de conteúdos educacionais e de entretenimento.
Benefícios: rede social em pleno crescimento (entre o público jovem e mais velho também); múltiplas opções e estilos de anúncio; alta visibilidade para iniciantes.
Um grande hub de conexões profissionais e potencializador de carreiras. A maioria das informações sobre o mundo dos negócios está presente nessa rede e ela possui cada vez mais influência e relevância nesse meio.
Principais benefícios: rede entre vagas e os melhores candidatos; oportunidades de negócio e de gerar tráfego para o blog do seu negócio.
Os usuários compartilham sua rotina e opiniões. É palco de grandes debates políticos-sociais e extremamente relevante como espaço de expressão. Tá aí a vantagem para as marcas que fazem uso dessa plataforma.
Principais benefícios: relacionamento com os seguidores e fortalecimento do seu posicionamento.
Não é exatamente uma rede social, funciona como uma plataforma de busca de imagens (mídia visual) e permite que o usuário crie suas próprias pastas e interações.
Benefícios que essa plataforma pode trazer, se utilizada com inteligência: visibilidade, pelo volume de pesquisas gigantesco (utilizar técnicas de SEO) e afirmação da sua marca como referência.
Snapchat
A ideia de as imagens sumirem em 24 horas, a efemeridade e possibilidade de interações rápidas entre círculos sociais, foi o que conquistou grande parte do país e do mundo.
Benefícios: conversar com nichos específicos e autenticidade.
A lista de mídias sociais mais usadas no Brasil
O levantamento mais recente sobre as mídias sociais mais usadas em nosso país gerou a seguinte lista:
1º Facebook;
2º WhatsApp;
3º YouTube;
4º Instagram;
5º Facebook Messenger;
6º LinkedIn;
7º Pinterest;
8º Twitter;
9º TikTok;
10º Snapchat.
O que é e o que faz um social media?
Social media é o profissional que trabalha diretamente com os perfis em mídias sociais.
Entenda o impacto da atuação desses profissionais, seu papel é:
Gerenciar perfis
Garantir que a página esteja sempre ativa, com publicações regulares, programas, com um bom alcance e engajamento. Além da manutenção, também é responsável pela otimização, visando resultados de destaque e retornos financeiros ao seu negócio.
Programar publicações
As publicações são o que mantém o perfil do seu negócio ativo e te coloca à vista do seu público-alvo. O social media tem a função de programar e checar quais os horários que têm o melhor índice de visualizações e interações com sua persona.
Existem algumas ferramentas de automação que ajudam o profissional a realizar essas ações e otimizam os disparos
Monitorar interações
Interações geram engajamento e agregam valor a sua marca. O profissional deve estar sempre atento aos comentários, curtidas e compartilhamentos, além dos posts que mais fazem sucesso e o posicionamento da empresa nas redes sociais.
Responder às interações para criar proximidade com o público.
Analisar as métricas e indicadores
Esses pontos são fundamentais para analisar o desempenho do seu negócio nas mídias sociais. Esses dados mostram o volume de interações, engajamentos e a quantidade de pessoas que foram atingidas pela publicação.
O profissional gera relatórios com esses números para que o trabalho se torne cada vez mais estratégico.
Atendimento ao público
Estar sempre atento aos comentários e mensagens privadas, para atender de forma humanizada e atenciosa o público, já que as mídias sociais são um dos principais canais de relacionamento entre o seu negócio e a sua persona.
Gostou do conteúdo?
Depois de ler todo o conteúdo de hoje, você está por dentro do universo das mídias sociais, quais são as mais importantes e mais usadas em nosso país, além dos principais benefícios de cada uma delas.
Fique ligado em todas as redes sociais da Inout, pois no próximo texto iremos trazer dicas de como implementar a sua estratégia de marketing digital nas mídias sociais e descrever um pouco sobre a importância de manter sempre ativo o perfil do seu negócio.
Esperamos que tenha gostado da leitura e até o próximo post!